Pular para o conteúdo
Início Receitas como fazer bolo de mandioca barra branca – Veja Mais

como fazer bolo de mandioca barra branca – Veja Mais

como fazer bolo de mandioca barra branca

como fazer bolo de mandioca barra branca sossegodaflora.blogspot.com

Publicidade - OTZAds

Provavelmente a maioria absoluta nunca ouviu falar de como fazer bolo de mandioca barra branca
Feita de polpa de mandioca (puba) (processo em que a raiz é fermentada por vários dias e depois peneirada e lavada para reduzir a acidez), a barra branca não leva farinha.

Ovos, leite e açúcar vão para a massa. Dependendo da qualidade da mandioca utilizada, pode ser mais amarela ou branca.
Quanto mais se prova, pois é uma especialidade de Bezerros, cidade do interior de Pernambuco com cerca de 60.000 habitantes.
Cada semana, porém Seis toneladas desse bolo são feitas nas bolo rias da cidade e percorrem mais de 2.000 km até São Paulo para satisfazer o desejo dos pernambucanos, que não encontraram na metrópole nenhum bolo que os fizesse esquecer esse sabor. Todos os nordestinos comem. É costume, diz Aristóteles Arruda Duarte, conhecido como Arizinho, representante comercial da Norte Bolos, sobre os consumidores dos produtos.
Todas as segundas-feiras os bolos chegam à região do Brás, que reúne dezenas de lojas especializadas em produtos regionais do Nordeste são especializados. Mas também são entregues ao Barbosa Supermercados, que tem 31 unidades em bairros da periferia da capital e da grande São Paulo.

Publicidade - OTZAds

Agora definitivamente não é legal. Quem se mostra estranho. Tem um sabor azedo da fermentação e a faixa branca parece crocante. Mas o melhor dessa história é que o como fazer bolo de mandioca barra branca nasceu de um engano, segundo o empresário Fagner Pergentino, dono da Norte Bolos, que envia seis toneladas de bolo para São Paulo todas as semanas. Na década de 1940, diante das dificuldades da Segunda Guerra Mundial, um boleiro de Bezerros buscava alternativas para a escassa farinha de trigo.
Ele teve a ideia de usar a massa de mandioca, mas quando o como fazer bolo de mandioca barra branca ficou pronto percebeu algo tinha dado errado. Saiu do forno um bolo bifásico: dourado por fora, mas a massa com uma larga faixa branca, como se não tivesse sido bem assada. Como quase não havia dinheiro para outro bolo, o bolo foi colocado à venda. E os clientes gostaram da novidade. Mas quando repetiu a receita, o padeiro não conseguiu fazer outra igual. Só falta a barra branca. Depois de muita tentativa e erro, o padeiro descobriu que o segredo era usar um forno muito, muito quente, que chocava termicamente a massa. Portanto, é impossível preparar o bolo em forno doméstico, então não há outra escolha a não ser comprá-lo.
Existem receitas na Internet que alertam que a temperatura deve ultrapassar 320°C quando um bolo comum no Assado a 180°C. Ele criou um bolo único, conta Fagner, que gosta de comer uma fatia no lanche da tarde.
A Vale conhece a receita:

 

RECEITA DO BOLO BRANCO BARRA como fazer bolo de mandioca barra branca

Ingredientes:
1 kg de massa de mandioca (lavada e seca)
400 gramas de açúcar (peneirado)

400 gramas de manteiga (em temperatura ambiente)
6 ovos a gosto 200ml de leite de coco grosso 1 colher de sopa de fermento em pó ((Royal)) + 1 pitada de sal

 

Publicidade - OTZAds

Passo a Passo do preparo como fazer bolo de mandioca barra branca

Bata a manteiga e o açúcar até obter uma massa bem cremosa. Adicione a massa de mandioca, as gemas, o fermento, o leite de coco, o sal e a Branca de Neve.
Despeje em uma assadeira untada e leve ao forno bem quente.
DICA 1) Você pode pincelar a massa com um pouco de leite para que não seque. Depois é só deixar no forno por cerca de uma hora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.